Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/hmtjrjor/public_html/portal-do-bebe/recursos/funcao_site.php on line 74
Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, HMTJ/JF - Juiz de Fora Minas Gerais - Berçario Virtual

Dicas para Gestantes


Evite fumar

Os componentes do cigarro podem gerar lesões na placenta, aumentando a chance de aborto, descolamentos de placenta ou de parto prematuro. Quando a gestante fuma, a criança tem mais chance de apresentar problemas respiratórios e ter seu peso reduzido.

 

Evite ingerir bebidas alcoólicas

No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda que as futuras mamães fiquem longe do álcool ao longo dos nove meses de gestação. Alguns especialistas, no entanto, permitem que a gestante beba uma pequena taça de vinho ou um copo de cerveja em ocasiões especiais. O ideal é ingerir o mínimo possível de bebida alcoólica, de preferência, as que contenham pouco álcool.


Produtos de limpeza

A gestante deve evitar a inalação de produtos como amoníaco, água sanitária e outros que possuem odores fortes. O contato com pesticidas pode gerar desenvolvimento deficiente do raciocínio do bebê e atraso em funções cerebrais. Por isso, é aconselhável o uso de máscara no nariz e luvas plásticas ao manusear essas substâncias.

 

Atividades físicas

O exercício físico melhora a digestão, o apetite, a função cardiovascular e o sono da gestante, além de aumentar a flexibilidade e o tônus muscular. Prefira exercícios leves, como caminhadas e ioga, e não deixe de consultar um médico antes de realizar qualquer atividade física.


Cafeína

O excesso de café acentua a perda de líquidos e pode causar insônia. Portanto, é recomendado substituí-lo por sucos de frutas ou chás de hortelã, camomila ou erva-doce.

 

Repouso

Os pés da gestante normalmente incham bastante devido ao aumento da circulação de líquido no organismo. Repousar por alguns minutos todos os dias com os pés elevados ajuda a minimizar o inchaço.

 

Viagens

Evite viagem muito longa. Caso ela seja necessária, procure interrompê-la com períodos de descanso de 15 minutos a cada duas horas.

 

Medicamentos

O uso de medicamentos durante a gravidez só deve ser feito com consentimento médico. Evite se automedicar, especialmente no primeiro trimestre, quando o feto ainda está em formação.


Alimentação

Uma alimentação leve e equilibrada é fundamental para uma gravidez saudável. Evite sal em excesso e não exagere no tempero para não ter problemas de pressão alta. O ideal é fracionar as refeições em pequenas porções ao longo do dia. Coma três frutas por dia e quatro variedades de verduras de cores diferentes. Prefira carnes magras. Iogurte desnatado nos lanches é uma ótima fonte de proteína.

 

Encontre o Bebê

Faça a sua busca fornecendo parte do nome da mãe, do bebê ou data de nascimento.

Nome da Mãe


ou

Nome do Bebê


ou

Período de Nascimento


ou

Nome do Hospital





OSS HMTJ | Todos os Direitos Reservados 2013| Desenvolvido por